Eventos Sustentáveis | NORMA ISO 20121

 

 

A CASAMUNDOBRAZIL se propõe a estabelecer e implementar; preparando para manter e melhorar continuamente o sistema de gestão para sustentabilidade de um evento, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos da Norma Internacional

ABNT NBR ISO 20121:2012 e prepara A ORGANIZAÇÃO para a sua certificação na Norma ISO 20121.

O Rock in Rio está no nosso portfólio,  protagonizando com o primeiro certificado da ISO 20121 na America Latina . Conheça mais …

A  implantação de um Sistema de Gestão para Sustentabilidade  agrega um patrimônio intangível, mas fundamental para a Organização, e a conquista do certificado na Norma ISO 20121 sela o compromisso de minimizar os impactos negativos em nível social, ambiental e econômico. Além de aumentar as chances de sucesso no estabelecimento e cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável, inclui a oportunidade do evento certificar suas práticas em um padrão internacional.

 

 

EM DESTAQUE

logo

ABNT | NORMA  ISO |  SISTEMA DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE  EM EVENTOS 

#ROCK IN RIO | POR UM MUNDO MELHOR

 

[ A responsabilidade e competência pela implementação do Sistema de Gestão para a Sustentabilidade do Evento Rock in Rio foi assegurada pelo Diretor de Operações, Ricardo Acto, que terceiriza na pessoa de  Anelise Stahl da Casamundobrazil Projetos Sustentáveis, no qual, pelo compromisso em minimizar os impactos negativos a nível social, ambiental e econômico, a APCER atribuiu à organização ROCK WORLD S.A. o primeiro certificado emitido na América Latina de acordo com a norma internacional ISO 20121, tendo por âmbito de aplicação a totalidade das atividades, desde a concepção até o pós-evento Rock in Rio. ]  Equipe auditora APCER

 

 

NORMA ISO 20121 – SISTEMA DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE EM EVENTOS  |

PROGRAMA COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL | EVENTOS

 

O Programa se propõe a estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de gestão para sustentabilidade de um evento, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos da Norma Internacional   ABNT NBR ISO 20121:2012  e prepara o EVENTO para a sua certificação nessa Norma.

O Conceito e a Plataforma de Engajamento do Programa Comportamento Sustentável são  desenvolvidos pela CasamundoBrazil e a forma de gestão do evento sugerida, está alinhada à norma ABNT NBR ISO 20121:2012. Associado a este Programa, será realizado o inventário e a neutralização dos gases de efeito estufa proporcionadas pelas atividades do evento, conforme  padrões mundialmente reconhecidos.

O relatório final será elaborado de acordo com os indicadores internacionais previstos pelo GRI – Global Reporting Initiative.

 

 PROPOSTA TÉCNICA DO PROGRAMA COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL EM EVENTOS :

 

1 Sistema de gestão para sustentabilidade de um evento (ABNT NBR ISO 20121:2012)

O Programa se propõe a estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o sistema de gestão para sustentabilidade de um evento, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos da norma internacional (ABNT NBR ISO 20121:2012, recém finalizada com base nos processos realizados para a organização dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012).

*Quanto ao mérito do alinhamento à Norma ABNT NBR ISO 20121:2012

Normas ISO atuam praticamente em todos os segmentos de negócios, mas até Londres 2012, nenhuma norma internacional auditável em sustentabilidade estava disponível para o setor de eventos. A preparação para o Jogos Olímpicos de Londres foi a faísca que ajudou a finalizar a ISO 20121 (lançada, oficialmente, em junho de 2012), e ajudou a colocar as considerações de sustentabilidade no centro do processo de planejamento.

Ao invés de ditar alvos específicos ou medidas de sustentabilidade, o novo padrão permite à organizadores e fornecedores identificarem as principais públicos envolvidos e áreas de impacto para o seu evento. A partir disso, desenvolvem-se e estabelecem-se planos e metas para reduzirem-se os impactos negativos, mensurar resultados e elaborar relatórios de progresso.

 

2 Plataforma de Engajamento | Sistema de Construção de Valor Compartilhado (CVC) – metodologia CasamundoBrazil

A CasamundoBrazil se propõe a engajar e a construir com os stakeholders do evento, princípios e valores comprometidos com o Comportamento Sustentável – o uso da inteligência coletiva para a co-criação de soluções que precisam ser encontradas.

Metodologia: “Construção de Valor Compartilhado (CVC)” – uso da inteligência coletiva associada à co-criação. Nesta plataforma de engajamento, propõe-se facilitar uma rede viva de diálogo em um ambiente propício, em torno de questões relevantes. Com isso, pretende-se chegar a um valor gerado conjuntamente, de modo contínuo e benéfico a todos os envolvidos.

 

3 Inventário e neutralização de Emissões de GEES

  Será desenvolvido um inventário de emissão de gases de efeito estufa, de acordo com padrões mundialmente reconhecidos, indicando a quantidade de emissões proporcionadas pelas atividades desenvolvidas no evento. As emissões identificadas serão neutralizadas através do plantio de árvores ou aquisição de créditos de carbono (VCS).

 

4 Relatório GRI (Global Reporting Iniciative)

Relatório internacional de sustentabilidade, baseado em princípios e diretrizes, para divulgar os resultados obtidos dentro do período determinado, no contexto dos compromissos, da estratégia e da forma de gestão da organização (evento), sobre seu desempenho econômico, social e ambiental.

 

 

 

 

AÇAÍ MORMAII – UMA RECEITA DE SUCESSO

Por em 24/09/2017 às 16:42

Em 2014, um grupo de amigos, apaixonados por esportes e por um estilo de vida mais saudável decidiram apostar em um negócio próprio com as mesmas características. Nascia então a indústria de alimentos Açaí Longa Vida, responsável pela fabricação do Açaí MORMAII, desenvolvido com exclusivos[...] Saiba Mais »

No Uruguai, a educação para um Comportamento Sustentável começa na construção da Escola, concretizando o primeiro projeto 100% sustentável.

Por em 02/06/2016 às 18:31

Michael Reynolds, um norte-americano que nos anos 60 percebeu que a arquitetura havia abandonado o ser humano, fundou uma comunidade para viver de forma mais inteligente e harmônica com a natureza. Há 45 anos ele criou a Earthship, especializada em edifícios sustentáveis e de baixo[...] Saiba Mais »

Página 1 de 401234...8121620...Última »